Fumantes compõem grupo de risco do Covid-19; cigarro inflama e reduz defesa do pulmão - MACAUBENSE LIFE

Agora

Post Top Ad

sábado, 21 de março de 2020

Fumantes compõem grupo de risco do Covid-19; cigarro inflama e reduz defesa do pulmão

Além de idosos e portadores de comorbidades, os fumantes também têm risco aumentado em desenvolver problemas mais graves se forem infectados pelo novo coronavírus. Isso porque o tabagismo potencializa os riscos em caso de infecções, e faz com que os fumantes tenham maior facilidade em adquirir infecções virais.


O médico pneumologista e professor da UniFTC, Aquiles Camelier, explica que a fumaça inalada pelos fumantes de cigarro de nicotina, o eletrônico e o do tipo narguilé, “aumentam a inflamação, irritam o pulmão e a consequência é a redução da capacidade de defesa do órgão”.

Os efeitos da nicotina e demais toxinas do cigarro foram expostos em uma campanha com imagens do pulmão de um paciente chinês de 52 anos que morreu após fumar por 30 anos. As fotos mostram os pulmões com coloração no tom de carvão, ao invés do normal rosado. Os órgãos estavam extremamente inflamados. As imagens foram usadas em uma campanha contra o tabagismo.

“Muito pouco de sabe sobre essa nova doença, mas por se tratar de um vírus nós já sabemos que pessoas que tem doenças crônicas do pulmão, a exemplo de asma, enfisema, cicatrizes, fibrose pulmonar, são pessoas com um pulmão que tem alteração pela doença e tem maior dificuldade em se adquirirem qualquer infecção o órgão combate-la”, acrescentou o pneumologista.


Nenhum comentário:

Postar um comentário