Bahia: Chuvas regulares garantem boa safra de milho na região de Irecê - MACAUBENSE LIFE

Agora

Post Top Ad

quarta-feira, 1 de abril de 2020

Bahia: Chuvas regulares garantem boa safra de milho na região de Irecê

Na região de Irecê, os agricultores que apostaram no plantio do milho se deram bem. As chuvas regulares são garantia de uma boa safra. No município de Central, mais da metade da área plantada está ocupada, sobretudo com o grão, que é tradição na região.


Na propriedade de 150 tarefas, o agricultor e agrônomo Cleómenes Aragão preferiu plantar milho em consórcio com sorgo forrageiro. A safra já tem destino certo. “Para os animais, silagem e também comercializar.”
Consórcios de sorgo e milho na localidade de Maxixe, zona rural do município de Central

O município de Cafarnaum investe na cultura todos os anos de forma irrigada, mas neste ano, a safra será muito maior, pois pequenos e médios produtores acreditaram nas previsões meteorológicas e vão ter uma excelente colheita.

O agricultor Renan Rocha também comemora. Em 35 tarefas, o agricultor pretende colher várias sacas de milho. “Foi uma surpresa porque ninguém esperava a safra tão boa como essa e, depois de tantos anos.”

Em 2020, a chuva ajudou. Choveu muito na região, cerca de 600 milímetros em algumas cidades – o acumulado de novembro de 2019 a março. Bem diferente do ano passado e períodos anteriores, quando foram registrados poucos milímetros e toda a safra de milho, mamona e sorgo foi perdida por conta da estiagem.

Com a expectativa de milho sobrando na região, o preço deve cair. A reportagem contatou alguns agricultores e, a maioria disse que pretende fazer estoque da produção, ou seja, vender somente quando o preço for favorável à comercialização. // Fonte: Central Notícia

Nenhum comentário:

Postar um comentário