Jovem de Itabela morre com suspeita de Covid-19; exame ainda não saiu - MACAUBENSE LIFE

Agora

Post Top Ad

quarta-feira, 29 de abril de 2020

Jovem de Itabela morre com suspeita de Covid-19; exame ainda não saiu

Um trabalhador rural de 21 anos morreu nesta terça-feira (28), no Hospital Luís Eduardo Magalhães, em Porto Seguro, com suspeita de infecção pela Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. Um dia antes do óbito, a Vigilância Epidemiológica do município colheu material do paciente para realização de exame de Covid-19. O resultado ainda não foi divulgado pelo Lacen, o laboratório central do estado, que fica em Salvador.


O homem, que é morador do distrito de Monte Pascoal, em Itabela, procurou o Hospital Frei Ricardo, naquela cidade, no domingo (26), com padrão respiratório alterado e anemia aguda. A Secretaria de Saúde de Itabela informou ao RADAR 64 que os exames iniciais apontavam para um quadro de infecção bacteriana. “Como ele estava com muita falta de ar, optamos por transferi-lo para o Hospital Luís Eduardo Magalhães na segunda-feira, mas a suspeita não era de coronavírus", afirmou a secretária Wádla Cassiano.

A Secretaria de Saúde de Itabela orientou a todos os familiares do trabalhador rural a ficarem em quarentena e usando máscaras de proteção facial. Segundo a família, o lavrador sofria de problemas renais.

ENTERRO EM PORTO SEGURO
Segundo o secretário de Saúde de Porto Seguro, Kerrys Ruas, como ainda não saiu o resultado do exame, o médico colocou no atestado de óbito que a causa da morte foi pneumonia. "Mas, como preconiza a Organização Mundial de saúde, pelo fato do paciente ter feito o exame, já é considerado um caso suspeito de Covid-19, por isso não houve velório e o enterro foi feito na cidade onde ocorreu a morte, com poucas pessoas, como rege o protocolo, justamente para evitar possíveis contaminações", explicou Kerrys.

Em Itabela, até esta terça-feira (28), só havia o registro de um caso positivo de Covid-19: uma enfermeira de 32 anos está em isolamento domiciliar. Todos os colegas de trabalho que tiveram contato com a profissional de saúde no Departamento de Vigilância Epidemiológica, bem como familiares e amigos, já fizeram exames e os resultados apontaram negativo para coronavírus.

No município de Porto Seguro, já foram registrados 19 casos de Covid-19, sem nenhuma morte. Duas pessoas estão internadas.

O Hospital Luís Eduardo Magalhães é referência no atendimento ao coronavírus nos oito municípios da Costa do Descobrimento: Guaratinga, Itabela, Eunápolis, Itapebi, Itagimirim, Belmonte, Santa Cruz Cabrália e Porto Seguro.

Foi o segundo caso de morte por Covid-19 nesta região. Em 14 de abril, uma idosa de 84 anos, moradora de Barrolândia, em Belmonte, morreu no mesmo hospital. // Radar64


Nenhum comentário:

Postar um comentário