Irecê: Três pesquisadores que faziam coletas e entrevistas em casas da cidade testam positivo para Covid-19 - MACAUBENSE LIFE

Agora

Post Top Ad

segunda-feira, 18 de maio de 2020

Irecê: Três pesquisadores que faziam coletas e entrevistas em casas da cidade testam positivo para Covid-19

Confira os principais trechos de uma Nota Pública divulgada pela assessoria de comunicação de Irecê, com respaldo da Secretaria Municipal de Saúde e Comitê Operacional Emergencial Covid-19 Irecê:


Na última sexta-feira (15) informamos que ao ficarmos sabendo de pesquisa relacionada à Covid-19 que havia sido iniciada em residências da nossa cidade, fizemos imediatamente uma averiguação e constatamos que a mesma tem o aval e é autorizada pelo Ministério da Saúde. Ainda assim, para garantir a segurança e a saúde da nossa população neste período delicado de pandemia, fizemos algumas exigências, a exemplo de testagem para a Covid-19 dos próprios entrevistadores, e três deles testaram POSITIVO.

Na sexta-feira, dia 15/05, todos os membros da equipe foram testados, e foi identificada POSITIVIDADE para Covid-19 em três profissionais participantes da pesquisa. O fato foi determinante para a suspensão da mesma.

E, considerando a apreensão preventiva dos kits e insumos para testagem, foi informado que estes só poderiam ser devolvidos após o envio da relação de pessoas testadas na cidade, com a identificação do respectivo profissional que realizou a testagem e com os respectivos nomes, endereços e contatos telefônicos para que fosse realizada a investigação e monitoramento, objetivando a segurança da população de Irecê;

Na tarde do sábado, dia 16/05, foi recebida a relação de pessoas testadas em Irecê, o material apreendido foi devolvido, e a equipe retornou para São Paulo, sendo orientada sobre todos os cuidados necessários.

Imediatamente após o recebimento da relação de pessoas testadas, a Vigilância Epidemiológica do município iniciou o trabalho para investigação das que tiveram contato com os entrevistadores que tiveram positividade para a Covid-19.

Foi confirmado que os entrevistadores usaram devidamente os equipamentos de proteção individual, o que se apresenta uma barreira para transmissão do vírus. No entanto, como medida cautelar, todas essas pessoas que participaram da pesquisa estão sendo monitoradas e serão testadas novamente para a Covid-19 após passados 10 dias do contato com os entrevistadores. // IrecêRepórter


Nenhum comentário:

Postar um comentário