Municípios da Bahia registram casos de raiva em bovinos; Estado está em alerta - MACAUBENSE LIFE

Agora

Post Top Ad

terça-feira, 19 de maio de 2020

Municípios da Bahia registram casos de raiva em bovinos; Estado está em alerta

As propriedades rurais dos municípios de Filadélfia e Ponto Novo, região Norte do Estado, estão em alerta sanitário após a confirmação de um caso de morte de um bovino por raiva. 



De acordo com a Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), o caso vinha sendo monitorado desde o início do mês, quando às vigilâncias sanitárias dos municípios foram comunicadas da suspeita de raiva animal. 

A confirmação da morte pela doença que pode ser transmitida ao homem ocorreu na última semana pelo Laboratório Central da Bahia (Lacen). “Mesmo sem a confirmação laboratorial, nos antecipamos para impedir um possível avanço da doença e a contaminação de seres humanos”, disse Maurício Bacelar, diretor-geral da autarquia. As prefeituras já foram comunicadas do resultado. 

“O grande problema é a falta de notificação sobre a morte de animais aos órgãos competentes, pois os produtores não têm feito essa comunicação que é obrigatória e o risco sanitário é imenso. Como sabem, a raiva é uma zoonose letal”, alerta a médica veterinária Luciana Teixeira.



Nenhum comentário:

Postar um comentário