Nasa encanta com foto de sombra da Lua refletida na superfície de Júpiter - MACAUBENSE LIFE

Agora

Post Top Ad

terça-feira, 29 de setembro de 2020

Nasa encanta com foto de sombra da Lua refletida na superfície de Júpiter


A Nasa conseguiu registrar mais uma cena drámatica e impressionante no espaço. A agência espacial norte-americana enternizou o moomento em que a Io, a lua vulcanicamente ativa de Júpiter, projeta sua sombra no planeta. A Nasa tirou a fotoggrafia do exato momento em que um eclipse solar completo se formava justamente quando Io passa na frente do Sol.

A proximidade da Juno com Júpiter fornece uma visão excepcional ‘olho-de-peixe‘ – mostrando uma pequena fração perto do equador do planeta. A sombra tem cerca de 3.600 quilômetros de largura, aproximadamente a mesma largura de Io, mas parece muito maior em relação a Júpiter. De acordo com especialistas, estes eventos ocorrem com frequência em Júpiter porque trata-se de um planeta enorme com muitas luas. 

Além disso, ao contrário da maioria dos outros planetas do Sistema Solar, o eixo de Júpiter não é altamente inclinado em relação à sua órbita. Então, o Sol nunca se afasta do plano equatorial de Júpiter (+/- 3 graus). Isso significa que as luas de Júpiter regularmente projetam suas sombras no planeta ao longo do ano. // Hypeness


Nenhum comentário:

Postar um comentário