Brumado-BA: Moradora mantém tradição do Natal da família de montar presépio há 100 anos - MACAUBENSE LIFE

Agora

Post Top Ad

quarta-feira, 16 de dezembro de 2020

Brumado-BA: Moradora mantém tradição do Natal da família de montar presépio há 100 anos


Uma moradora de Brumado mantém a tradição de montar o presépio há mais de 60 anos. E o cuidado da Maria de Lurdes Meira, 85 anos, com cada peça do presépio é de dar inveja. A tradição do natal é também da família dela. 

A ideia partiu da avó quando ela ainda era criança, e seguiu com a mãe que não tinha muita paciência em montar as peças e pedia para ela arrumar tudo. Por trás da obra, existe outro significado.

 Além de representar o nascimento de Jesus Cristo, é uma maneira de mostrar as novas gerações como era a vida no passado e isso tudo, está representado em volta do presépio. "Minha mãe sempre pedia pra eu faze o presépio.

 Com isso estou até hoje, e enquanto eu aguentar caminhar eu faço", disse Lurdes. Segundo ela, a tradição chega a 100 anos e permanecerá. "O presépio mesmo está no centro de nossa família e é tudo no mês de Natal,” conta.
Foto: Luciano Santos l 97NEWS

E para deixar tudo representado, como se fosse naquela época dá trabalho. Ela observa cada detalhe para fazer tudo se iluminar e tocar o coração de cada visitante. Dona Maria de Lurdes ainda ressalta que não importa se o presépio é grande ou pequeno, se está na sala de casa ou na principal igreja da cidade. É um gesto que ajuda a preparar a celebração do nascimento de Jesus, lembrado em todo Natal. "Isso veio desde a minha vó, quando ela morava na roça. 

O presépio representa o nascimento de Jesus que veio para nos salvar. Agora compete a nós saber recebe-lo e participar o que Deus mandou", diz Lurdes. O sobrinho Francisco Meira, é um dos parentes que ajuda na montagem do presépio e conta a satisfação da família em poder compartilhar o momento. "Aqui desde criança eu acompanho minha tia, é muito prazeroso. Todos os anos eu venho de Salvador só pra participar", disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Bottom Ad