Gmail, YouTube e Google ficaram fora do ar nesta segunda (14) até o blogger. - MACAUBENSE LIFE

Agora

Post Top Ad

segunda-feira, 14 de dezembro de 2020

Gmail, YouTube e Google ficaram fora do ar nesta segunda (14) até o blogger.


Os principais serviços do Google ficaram fora do ar nesta segunda-feira (14): Gmail, YouTube, Maps, Drive, Docs, Play Store, Agenda (Calendar), Fotos, Classroom (Sala de Aula) e vários outros não funcionavam ou davam erro 500. A falha de hoje afetou usuários em diferentes provedores de internet e em diferentes países, não só no Brasil, impactando os apps e as versões web.

A situação está se normalizando. No DownDetector, as queixas começaram a se acumular por volta das 9h, horário de Brasília. Usuários disseram que, cerca de uma hora depois, os serviços voltaram a funcionar.

Gmail caiu e YouTube não carregava vídeos
Nos testes do Tecnoblog, o Gmail não carregava na versão web, exibindo a mensagem “Sua conta está temporariamente indisponível; lamentamos o transtorno e sugerimos que você tente novamente em alguns minutos”. O app para celular, por sua vez, não recebia novos e-mails.

O YouTube não abria nenhum vídeo, seja pelo Wi-Fi ou pela internet do celular (4G). O site mostrava o aviso “Something went wrong…”, enquanto o aplicativo permanecia carregando a interface sem exibir nada. No entanto, os vídeos incorporados em uma página ainda funcionavam, como neste link; também era possível rodá-los em uma aba própria, mas só no modo anônimo.

Google Fotos, Meet, Play Store e outros fora do ar

Os sites do Google Drive, Fotos, Meet, Play Store e Agenda traziam basicamente o mesmo aviso: “500. There was an error. Please try again later”. (500, houve um erro, por favor tente novamente mais tarde.) No Google Maps, vimos o erro 502: “o servidor encontrou um erro temporário e não pôde completar sua requisição”. A página pedia para tentar novamente em trinta segundos, mas não adiantava.

No Google Docs, você podia encontrar o seguinte: “o Documentos Google encontrou um erro; tente recarregar esta página ou voltar novamente em alguns minutos”. O mesmo vale para o Planilhas (Sheets) e Apresentações (Slides). Enquanto isso, o Classroom parecia carregar a página, mas sem sucesso.

A busca na web estava funcionando em meio à pane geral.
Google caiu no mundo todo

O painel de status do Workspace confirma que os principais serviços do Google ficaram fora do ar; confira a lista:
Gmail
Agenda
Drive
Documentos (Docs)
Planilhas (Sheets)
Apresentações (Slides)
Google Sites
Grupos (Groups)
Hangouts clássico
Chat
Meet
Google Vault
Currents
Google Forms
Cloud Search
Keep
Tarefas
Voice

Às 08h55, todos incluíam o aviso “estamos cientes do problema que está afetando a maioria dos usuários”. Às 09h52, veio a atualização: “o problema foi resolvido para a maioria dos usuários afetados; continuaremos o trabalho para restaurar o serviço dos outros”.


Google confirma pane em serviços (Imagem: Reprodução)

No DownDetector, as queixas também envolviam os seguintes serviços:
Maps
YouTube
YouTube Music
YouTube TV
Classroom
Google Duo (chamadas em vídeo)
Play Store (loja de aplicativos no Android)
Google Home
Nest (produtos de casa conectada do Google)
Stadia (streaming de jogos)
Twitter, PSN e Pokémon Go foram afetados?

Também de acordo com o DownDetector, outros serviços apresentaram instabilidade hoje de manhã. Twitter e Discord receberam mais queixas que o normal; o mesmo vale para o jogo mobile Pokémon Go e a PSN (PlayStation Network) da Sony para PS4 e PS5.

Nenhum comentário:

Postar um comentário