PF deflagra operação contra fraudes para favorecimento de empresa na região de Guanambi - MACAUBENSE LIFE

Agora

Post Top Ad

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2021

PF deflagra operação contra fraudes para favorecimento de empresa na região de Guanambi


A Polícia Federal (PF) deflagrou na manhã desta quinta-feira (11) uma operação contra fraudes em licitações e desvios de verbas públicas no município de Palmas de Monte Alto, no Sudoeste baiano. 

Ao todo, são cumpridos um mandado de prisão preventiva e 12 de busca e apreensão em Palmas de Monte Alto e nas cidades de Sítio do Mato, Bom Jesus da Lapa, Guanambi, Pindaí, Sebastião Laranjeiras e Palmas de Monte Alto. Denominada de Backstage, a operação começou a investigar o caso em meados de 2019 com base notícia que indicava supostas irregularidades em tomadas de preços feitas pela prefeitura de Palmas de Monte Alto, nas quais teria havido o favorecimento de uma determinada empresa.

 Segundo a PF, os processos se referem à construção de Unidades Básicas de Saúde, quadras esportivas e uma praça. Após a análise dos editais das licitações mencionadas se apurou que a prefeitura de Palmas de Monte Alto celebrou com a empresa vencedora – que também foi a única participante dos certames – contratos que juntos totalizam R$ 3.153.924,29 (três milhões, cento e cinquenta e três mil, novecentos e vinte e quatro reais e vinte e nove centavos), custeados em sua quase totalidade com recursos federais oriundos do SUS e Fundeb. 

Ainda conforme as investigações, as licitações eram direcionadas pelos então gestores municipais e/ou seus emissários e as tratativas sobre as fraudes eram realizadas com os empresários beneficiados em reuniões prévias e secretas. As licitações eram então preparadas (montadas) por um dos investigados, cujo nome não figurava ostensivamente em nenhum documento, atuando de maneira escamoteada. Na apuração também se descobriu que emissário do então gestor municipal atuou com o objetivo de instruir as testemunhas e/ou investigados que eram intimados a prestar depoimento na Polícia Federal. 

O nome Backstage remete à palavra bastidor, que significa tudo aquilo que acontece por trás das câmeras, palco ou cenário. Cerca de 70 policiais federais participam do cumprimento dos mandados judiciais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário