Oliveira dos Brejinhos: Vídeo mostra luminosidade no céu seguida de barulho - MACAUBENSE LIFE

Agora

Post Top Ad

terça-feira, 18 de maio de 2021

Oliveira dos Brejinhos: Vídeo mostra luminosidade no céu seguida de barulho


Câmeras do Clima Ao Vivo flagraram uma luminosidade no céu seguida de um barulho, que foi relatada por moradores de cidades do interior da Bahia, na manhã de segunda-feira (17). 

O presidente da Associação Paraibana de Astronomia (APA), Marcelo Zurita, confirmou que se tratou de uma passagem de um meteoro. "Confirmou-se sim. A gente teve os relatos que já indicavam isso, muita gente que viu os bólidos [meteoros] no céu, houve relatos de explosão, que é uma das características de quando o objeto atinge as camadas mais baixas da atmosfera", disse ao site G1. 

Conforme o presidente da APA, imagens de vídeo confirma a entrada dos meteoros. "A gente teve uma imagem de satélite, que mostrou flashes naquela região, que tinha características de um bólido e para fechar mesmo, confirmar, a gente conseguiu recuperar imagens do Clima Ao Vivo, que mostrou a passagem do meteoro na atmosfera". 

A passagem do meteoro foi flagrada nas cidades de Ibitiara, Ibiquera, Andaraí e Miguel Calmon. O meteoro visto na Bahia pode causar tremores em paredes e janelas. "Como o objeto está em uma velocidade bem superior à velocidade da luz, então ele atinge as camadas mais densas da atmosfera e a onda do choque acaba atingindo o solo, gerado pela grande velocidade do objeto", disse. A passagem do meteoro é considerada é normal, mas não é comum de ser vista.

Marcelo Zurita explicou que acontece cerca de quatro vezes por ano no Brasil. "A gente tem um bólido nessa magnitude três, quatro vezes, no ano, no Brasil inteiro. Durante o dia é mais difícil ainda de ser percebido, mas a gente tem imagens", contou. Moradores de outras duas cidades viram o fenômeno na manhã desta segunda: Brotas de Macaúbas [Chapada Diamantina] e Oliveira dos Brejinhos [nordeste do estado].

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Bottom Ad