BARREIRAS-BA: Embasa inicia construção de estação para a coleta de esgoto em nova área - MACAUBENSE LIFE

Agora

Post Top Ad

quarta-feira, 30 de junho de 2021

BARREIRAS-BA: Embasa inicia construção de estação para a coleta de esgoto em nova área


Com a implantação em andamento da rede de esgotamento sanitário no bairro Barreirinhas, em Barreiras, a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) começou a construção da estrutura que vai bombear os esgotos domésticos coletados para a estação de tratamento, na BR-135, na saída para o Piauí. 

Com a fase da concretagem, iniciada no último mês de maio, a conclusão deste equipamento é fundamental para que seja prestado o serviço depois de implantada a rede coletora. A obra está com 31% do seu escopo total executado, e prevê ao seu final, a implantação de 8.412 metros de rede coletora e 3.200 ramais prediais (trecho entre o imóvel e a rede coletora).

O gerente de esgotamento sanitário da Embasa, Vagner Pereira, explica que a obra na Barreirinhas começou no mês de março, depois do período mais intenso das chuvas. “Depois da conclusão da estação de bombeamento, cerca de 4.200 famílias que moram no bairro deverão interligar os seus imóveis à rede coletora para serem diretamente beneficiadas com a prestação do serviço”, afirma. 

A Embasa também está expandindo o sistema de esgotamento sanitário para atender a parte alta da Morada da Lua, bairro que passa por expansão da ocupação imobiliária e onde serão instalados 5.323 metros de rede coletora e 886 ramais prediais em 13 novas ruas.

Somados os empreendimentos, a Embasa está investindo atualmente em Barreiras um montante de R$ 8,7 milhões para ampliar o acesso ao serviço de coleta e tratamento de esgoto. “A previsão é que, até o final deste ano, 47.200 imóveis sejam atendidos com o serviço, o que vai garantir uma cobertura de 81,8% na sede municipal, tornando a cidade uma referência nos índices de atendimento no Brasil”, afirma. 

 A Embasa opera uma rede de 296 quilômetros que, atualmente, coleta um volume médio mensal de 391,7 metros cúbicos de esgotos domésticos que são transportados para o tratamento e devolvidos ao meio ambiente na forma de efluente final tratado livre de poluentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário