Seca: Nível do Rio São Francisco em Bom Jesus da Lapa-BA atinge nível mais baixo do ano - MACAUBENSE LIFE

Agora

Post Top Ad

sexta-feira, 13 de agosto de 2021

Seca: Nível do Rio São Francisco em Bom Jesus da Lapa-BA atinge nível mais baixo do ano


O Rio São Francisco na cidade de Bom Jesus da Lapa registrou na manhã desta quinta-feira o seu índice mais baixo do ano e chegou a 2 metros e 72 centímetros. Fato que se agrava com a continuidade da seca. No ano passado, neste mesmo período do ano o nível do Velho Chico estava acima dos 3 m.

Cartão postal da cidade de Bom Jesus da Lapa o Rio São Francisco vive dias de agonia. Isso porque o Velho Chico está enfrentando mais uma das piores secas da sua história. Se compararmos com o mesmo período do ano passado o nível da água pelo menos 50 cm mais baixo.

O fenômeno é provocado pela estiagem elevada que atinge a nossa região e as cidades mineiras na cabeceira do rio.
O Rio São Francisco além de cartão postal e também fonte de renda e alimentação para muitos ribeirinhos que dependem das suas águas para pescar e plantar. 

Se as chuvas demorarem a cair, o cenário pode se tornar ainda mais grave, com o rio “seco”, muitos prejuízos podem ser esperados ainda neste ano. A partir do mês de outubro são esperadas as primeiras chuvas, o que pode aliviar um pouco o cenário.

Conversamos com moradores da beira do rio São Francisco que já manifestam sua preocupação caso o rio fique ainda mais seco. “Nós já estamos aqui rezando para que o Rio São Francisco não chegue a secar muito, com aconteceu há alguns anos. Já temos muitas dificuldades hoje e pela frente pode piorar mesmo. O rio é o nosso ganha-pão”, disse um pescador. Com o rio baixo a navegação também pode ficar comprometida para embarcações maiores, que podem encalhar em bancos de areia.



Foto: José Hélio/Notícias da Lapa

Nenhum comentário:

Postar um comentário