Queimadas no oeste da Bahia chegam ao 15° dia; bombeiros tentam apagar fogo - MACAUBENSE LIFE

Agora

Post Top Ad

quarta-feira, 22 de setembro de 2021

Queimadas no oeste da Bahia chegam ao 15° dia; bombeiros tentam apagar fogo


As queimadas no oeste da Bahia chegaram ao 15° dia nesta terça-feira (21). Bombeiros tentam apagar focos de incêndios, que estão espalhados por ao menos seis municípios da região.

Na zona rural do oeste baiano, cidades registram temperaturas acima dos 35°C. A baixa umidade e os ventos ajudam a propagar as chamas.

Cento e quinze bombeiros trabalham no combate às chamas, sendo 61 deles especialistas em incêndios florestais. Seis aeronaves ajudam nos trabalhos.

Os pontos mais críticos, com maiores números de focos, estão na Serra das Emas, em Morpará, no povoado da Nanica, em Barreiras, e na cidade de Luís Eduardo Magalhães.

Em Luís Eduardo Magalhães, os incêndios acontecem em áreas de fazendas. Trabalham no local 20 bombeiros, que contam com a ajuda de duas aeronaves.

A partir desta terça, um posto de comando começou a funcionar em Barreiras e em Lençóis, cidade que fica na Chapada Diamantina. São espécies de gabinetes de crises, que vão ter o papel de gerenciar o combate aos incêndios.

Na BR-242, depois da entrada da cidade de Itaberaba, um foco de incêndio foi visto por motoristas que passavam pelo local, na tarde desta quinta. Horas depois, brigadistas trabalharam para apagar incêndios na comunidade de Tanquinho, que fica a 20 quilômetros de Lençóis, perto do aeroporto da cidade.

O incêndio no local começou no domingo (19), na tarde de segunda-feira (20) as chamas aumentaram bastante por causa do calor, mas foram controladas no mesmo dia. No entanto, as queimadas voltaram a acontecer nesta terça.

Na região norte, três ocorrências foram registradas nesta terça. A primeira aconteceu em Uibaí, a segunda em Pilão Arcado e a última em Campo Alegre de Lourdes.

Em Uibaí, o incêndio acontece há quatro dias e 26 brigadistas atuam no local. Na tarde de segunda, o principal foco foi controlado, mas nesta terça as chamas voltaram a aparecer.

Em Pilão Arcado, o incêndio começou na última semana e mais de 15 quilômetros de extensão de mata já foi destruída, inclusive atingindo parte do Piauí.

Na cidade de Campo de Lourdes, as chamas começaram nesta terça, nas regiões de Aroueiras até Baixãozinhos. No local há casas e plantações, cinco bombeiros, que estavam em São Raimundo Nonato, no Piauí, foram deslocados para iniciar os trabalhos.

No sudoeste do estado, 23 brigadistas trabalham para conter as chamas no Parque Nacional de Boa Nova, que cobre os municípios de Boa Nova, Dário Meira e Manoel Vitorino. Além deles, bombeiros de Jequié e Contendas do Sincorá e brigadistas do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) também estão no local.

O incêndio começou a atingir a vegetação nativa do parque na segunda-feira e a previsão era de que fosse controlado na manhã desta terça, mas por causa do do forte calor, as chamas continuaram. Cerca de 50 hectares foram queimados, o que corresponde a 50 campos de futebol.

Nenhum comentário:

Postar um comentário