Maior cometa já descoberto está viajando na direção da Terra - MACAUBENSE LIFE

Agora

Post Top Ad

quarta-feira, 6 de outubro de 2021

Maior cometa já descoberto está viajando na direção da Terra


Um dos maiores cometas já observados está vindo da borda do sistema solar em direção à Terra e deve se aproximar ainda mais nos próximos 10 anos, de acordo com a BBC. Com 150 quilômetros de diâmetro, ele é aproximadamente 31 vezes maior do que os cometas geralmente vistos pelos astrônomos. Detectado pela primeira vez em 2014, só foi possível identificá-lo agora, sete anos depois.

Batizado de Bernardinelli-Bernstein, em homenagem aos cientistas que o descobriram — entre os quais um brasileiro, Pedro Bernardinelli —, ele foi primeiro confundido com um "planeta anão".

À medida que o cometa seguir se aproximando da Terra, os cientistas poderão observá-lo e aprender mais sobre a formação do sistema solar.

— Temos o privilégio de ter descoberto, talvez, o maior cometa já visto, ou pelo menos maior do que qualquer um bem estudado, e o flagramos cedo o suficiente para que as pessoas o vissem evoluir à medida que se aproxima e aquece — disse o americano Gary Bernstein, o outro astrônomo que descobriu o cometa, orientador do brasileiro na pesquisa. — Ele não visita o sistema solar há mais de 3 milhões de anos — afirmou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário