Hidrelétrica de Itapebi abre comportas e informa que o pico da vazão deve chegar a Belmonte durante a noite. - MACAUBENSE LIFE

Agora

Post Top Ad

sexta-feira, 10 de dezembro de 2021

Hidrelétrica de Itapebi abre comportas e informa que o pico da vazão deve chegar a Belmonte durante a noite.


A Usina Hidrelétrica de Itapebi informou, que na madrugada desta sexta-feira (10/12), detectou um aumento na vazão do Rio Jequitinhonha que chegam ao reservatório motivada pelas intensas chuvas no trecho do rio a partir da cidade de Jequitinhonha – MG até o mar, onde foram registradas precipitações superiores a 150 mm em 48 horas e até 30 mm concentradas em poucas horas. 

Em consequência disso, no início do dia de hoje (10/12), a empresa emitiu o alerta de que estava abrindo as suas comportas para eliminar o incremento do volume de água, atingindo, no início da manhã, o valor instantâneo de 3.362 m³/s.

A Neoenergia, empresa proprietária da Hidrelétrica, ressaltou que esta alteração já foi informada às comunidade mais próximas à barragem por meio do sistema de alerta por SMS, e às prefeituras e órgãos de proteção e defesa civil, via contato direto com os coordenadores municipais de defesa civil, no início da manhã, para a tomada de ações necessárias ao cenário observado. 

A UHE Itapebi informa que não foram verificadas precipitações fortes nos monitoramentos hidrológicos mantidos pela usina após as 7:00 h de hoje. A vazão vertida também já foi reduzida a 2000 m³/s, e a previsão de chegada de vazões adicionais à zona urbana do município de Belmonte/BA será por volta das 20:00Hrs.

Nenhum comentário:

Postar um comentário