Zabumbão atinge 90% da capacidade e pode transbordar neste domingo, barragem não corre risco de estourar. - MACAUBENSE LIFE

Agora

Post Top Ad

domingo, 26 de dezembro de 2021

Zabumbão atinge 90% da capacidade e pode transbordar neste domingo, barragem não corre risco de estourar.


A Barragem do Zabumbão pode transbordar muito antes do previsto. Segundo dados do Comitê das Bacias Hidrográficas dos Rios Paramirim e Santo Onofre (CBHPASO), neste sábado (25) o volume acumulado atingiu a marca de 90% da capacidade do reservatório.

Apenas nas últimas 24 horas, o lago represou 2.619.000 m³ (o que equivale a 2,6 bilhões de litros). Caso as chuvas permaneçam fortes e constantes, o “sangramento” pode acontecer já neste domingo (26).

Por segurança, a população não deve frequentar o local, tampouco entrar na água ou subir na torre. Os irrigantes devem retirar bombas e outros equipamentos de captação do leito do rio. Não há, porém, motivo para pânico. O “sangramento” já ocorreu oito vezes na história da barragem.

O CBHPASO e diversas entidades de gestão hidroambiental estão reunidas neste momento para discutir ações a serem adotadas a partir de amanhã. //Paramirimagora

Nenhum comentário:

Postar um comentário