Cemig anuncia abertura gradual das comportas da Usina de Três Marias - MACAUBENSE LIFE

Agora

Post Top Ad

terça-feira, 11 de janeiro de 2022

Cemig anuncia abertura gradual das comportas da Usina de Três Marias


A Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) anunciou na segunda-feira (10) que fará a abertura gradual, das comportas da Usina Hidrelétrica (UHE) de Três Marias, na região Central do Estado.

No comunicado, a Cemig informa que as comportas serão abertas a partir da próxima quarta-feira (12), isso diante das chuvas que atingem o estado nos últimos dias.

Na bacia do rio São Francisco, que alimenta a barragem, foram observadas vazões elevadas em diversos afluentes, como os rios Pará, Paraopeba e das Velhas, que geraram inundações em vários municípios.

De acordo com a Cemig, as afluências-vazões que entram ao reservatório no dia 10 de janeiro, já atingem patamares superiores a 5.000 m³/s, com a perspectiva de atingirem 8.000 m³/s já na próxima quarta-feira. A vazão liberada na usina já foi ampliada para 850 m³/s, pela maximização da geração de energia na usina”, informou a Cemig.

Ainda de acordo com a Cemig, a empresa passará a aumentar o vertimento pelas comportas a partir da próxima quarta, conforme alinhado nesta segunda junto à Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) e ao Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).
Calendário das comportas

12/01/2022, quarta-feira: abertura das comportas com 500 m³/s às 8h00, totalizando 1.350 m³/s de defluência.

13/01/2022, quinta-feira: ampliação do vertimento para 850 m³/s às 8h00, totalizando 1.700 m³/s de defluência.

14/01/2022, sexta-feira: ampliação do vertimento para 1.400 m³/s às 8h00, totalizando 2.250 m³/s de defluência.
Elevação do nível do rio

O nível do rio São Francisco deve ser elevado ao longo de seu curso, como o rio Urucuia, o rio das Velhas e o rio Paracatu. Todos eles já vivenciaram grandes efeitos decorrentes das chuvas recentes, que inundaram municípios como São Romão, São Francisco e Januária.

Estas cidades, que apresentaram queda no nível da água nesta segunda, poderão ser atingidas pelo aumento do nível do rio a partir da semana que vem, tempo de viagem da água entre a usina e a região.
Bahia

O nível do rio também deve aumentar no município de Malhada, no Médio São Francisco. Algumas comunidades como: Ilha das Melancias e Ilha de Malhada, já estão em estado de alerta por conta do nível do rio. Pequenos produtores da região do Rio Verde, na divisa com Minas Gerais, já perderam parte da plantação. Não há registro de desabrigados ainda na cidade.
Chuva

Um alerta meteorológico emitido pelo Centro Virtual para Avisos de Eventos Meteorológicos Severos para o Sul da América do Sul (Alert-AS) e pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), informa que não haverá chuvas nos próximos 15 dias na região Sudoeste e Norte de Minas, isso deve diminuir a possibilidade de enchentes nas cidades ribeirinhas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário