Superbactérias transmitidas por porcos a seres humanos são resistentes a antibióticos, aponta estudo - MACAUBENSE LIFE

Agora

Post Top Ad

terça-feira, 26 de abril de 2022

Superbactérias transmitidas por porcos a seres humanos são resistentes a antibióticos, aponta estudo


Um estudo realizado por cientistas da Universidade de Copenhagen, e do Statens Serum Institute, na Dinamarca, aponta que porcos podem espalhar superbactérias resistentes a antibióticos aos seres humanos. 

Os resultados da pesquisa aumentam as especulações de que o uso intensivo de antibióticos em fazendas esteja facilitando a disseminação de micróbios resistentes a este tipo de medicamento. Considerada uma das maiores ameaças de resistência a antibióticos do mundo, a superbactéria Clostridioides difficile foi utilizada no estudo. 

Os resultados da pesquisa foram apresentados no domingo (24), pelos autores Semeh Bejaoui e Dorte Frees, da Universidade de Copenhagen, e Soren Persson, do Statens Serum Institute da Dinamarca, durante o Congresso Europeu de Microbiologia Clínica e Doenças Infecciosas, em Lisboa. “A nossa descoberta indica que o C difficile é um reservatório de genes de resistência antimicrobiana que podem ser trocados entre animais e humanos. 

Esta descoberta alarmante sugere que a resistência aos antibióticos pode se espalhar mais amplamente do que se pensava anteriormente e confirma os elos na cadeia de resistência que leva de animais de fazenda a humanos”, relatou Bejaoui, ao jornal britânico "The Guardian". Além disso, foi identificado que a bactéria utilizada como base no estudo é capaz de infectar o intestino humano e é resistente a quase todos os antibióticos em uso atualmente, sendo resistente a apenas três deles. 

Os pesquisadores também apontam que algumas cepas da Clostridioides difficile contêm genes que lhes permitem produzir toxinas causadoras de inflamação intestinal e diarreia. Idosos e pacientes hospitalizados são os principais alvos propícios a apresentarem esses sintomas, e podem até mesmo chegar à morte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário