Jacobina: Há 21 dias internada na UPA de Jacobina, aposentada com perna quebrada clama por vaga na regulação - MACAUBENSE LIFE

Agora

Post Top Ad

segunda-feira, 11 de julho de 2022

Jacobina: Há 21 dias internada na UPA de Jacobina, aposentada com perna quebrada clama por vaga na regulação


A aposentada Isabel Maria da Conceição, 71 anos, está enfrentando um dos momentos mais difíceis da sua vida. 
Residente no Loteamento Pedro Henrique Ferreira, no distrito de Lages do Batata, interior do município de Jacobina, Dona Isabel sofreu um acidente doméstico ao tropeçar numa cadeira dentro da sua residência, no último dia 21 de junho.

Sentindo fortes dores, e sem mexer com a perna, Dona Isabel foi conduzida por familiares até a UPA 24 Horas, onde constatou-se que a aposentada havia fraturado o colo de fêmur, parte bastante susceptível a fraturas, principalmente em mulheres idosas.

Com o diagnóstico pronto, a família de Dona Isabel esperava que a idosa fosse transferida imediatamente para uma unidade hospital, onde pudesse receber o tratamento adequado, através de cirurgia, com colocação de placas, parafusos ou próteses metálicas, como geralmente é procedido nesses casos.

Porém, passados exatamente 21 dias, Dona Isabel continua no mesmo lugar, ou seja, deitada numa cama improvisada no UPA 24 Horas de Jacobina, que deveria funcionar como estrutura de complexidade intermediária, onde médicos prestam socorro, controlam o problema e detalham o diagnóstico, analisando se é necessário encaminhar o paciente a um hospital.

No caso de Jacobina, contrariando protocolos da SESAB (Secretaria da Saúde do Estado da Bahia) e Resolução CFM (Conselho Federal de Medicina), pacientes têm ficado dias internados a espera de uma vaga na Central Estadual de Regulação.

É esse exatamente o caso da aposentada Isabel Maria da Conceição, que há 21 dias esperava por uma cirurgia.

“Minha mãe já não suporta mais esperar, ela está perdendo peso, entrando em depressão, além disso, também temos medo que ela pegue uma bactéria. Estamos desesperados. A nossa família já não sabe mais o que fazer. Não sabemos mais para quem apelar. Por favor, nos ajude”, desabafa a filha Edinuzia Conceição.

Caso alguém tenha como ajudar na transferência da Dona Isabel para uma unidade hospitalar, onde ela possa receber um atendimento mais adequado, o número de paciente junto à Central Estadual de Regulação é Nº 3347053.

OBS: A fotografia da paciente Isabel Maria Conceição, que ilustra essa reportagem, foi publicada a pedido da sua família. //Jacobina 24 Horas

Nenhum comentário:

Postar um comentário