Região serrana de Macaúbas foi palco de mais um incêndio florestal nesta madrugada - MACAUBENSE LIFE

Agora

Post Top Ad

domingo, 18 de setembro de 2022

Região serrana de Macaúbas foi palco de mais um incêndio florestal nesta madrugada


Um incêndio de grandes proporções atinge a Serra na comunidade do Coqueiro de Macaúbas e seguia para Vereda de Boquira, região serra de mata nativa do sudoeste baiano.

As chamas começaram neste sábado (17), varou a madrugada e fez com que moradores abandonassem as casas, retornando ao nascer do dia, e desde então, vinha se alastrando por uma grande área de mata com diversidade de plantas, como o pequi, buriti, puça, mangaba entre outras frutas nativas do sertão nordestino.

De acordo com informações de parentes de moradores locais, a região afetada conta com vasta vegetação de cerrado e caatinga, além de nascente, constituindo parte importante para a fauna e a floral local, além da produção de rapadura extraída da cana de açúcar, plantada por pequenos produtores que cultivam roças para a produção de garapa, rapadura, mel e até mesmo a famosa cachaça.

Apesar que as primeiras chuvas ainda não caíram, com a aproximação da primavera, onde o seco passa a ficar verde, mas nesse período de seca o risco de focos de incêndio nessa região é grande. Sobre o incêndio, não foi extinto e até o momento tem outros focos em Taquaril, Cana Brava e Calumbi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad