Hoje é comemorado o dia de Nossa Senhora Aparecida, a padroeira do Brasil, nós fomos fazer uma visita, na comunidade do peixe, município de Macaúbas-BA, onde fica o santuário.
No local, tinha mais gente do que o primeiro ano, mais devotos da padroeira, pessoas que saíram da cidade a pé, com mais de 2 horas de caminhada, muitos por terem promessas.
Com cultos, celebração, músicas e muita gente visitando o santuário. Embora o espaço seja novo e a cada ano atraí mais devotos, nessa data 12 de outubro dia de comemoração da santa, em conversa com amigo da região, nos disse que tem muitas melhorias para se fazer, no espaço físico.
Mas não dependente só das pessoas e sim do setor privado, principalmente o público. Local com dificuldades de acesso, desde a entrada, precisa de um pavimento. Outra questão, uma cobertura para acomodar as pessoas, devido ao sol. Grades de proteção nas pedras, que tem acima de 1 metro do chão. Cobertura da imagem com tela para amarrações de fitas e rosários e outras melhorias, concluiu a nossa conversa.
História
Há duas fontes sobre o achado da imagem, que se encontram no Arquivo da Cúria Metropolitana de Aparecida (anterior a 1743) e no Arquivo da Companhia de Jesus, em Roma: a história registrada pelos padres José Alves Vilela, em 1743, e João de Morais e Aguiar, em 1757, cujos documentos se encontram no Primeiro Livro de Tombo da Paróquia de Santo Antônio de Guaratinguetá.
Segundo os relatos, a aparição da imagem ocorreu na segunda quinzena de outubro de 1717, quando Pedro Miguel de Almeida Portugal e Vasconcelos, conde de Assumar e governante da capitania de São Paulo e Minas de Ouro, estava de passagem pela cidade de Guaratinguetá, no vale do Paraíba, durante uma viagem até Vila Rica. Fotos e vídeos em nossas redes sociais, facebook, instagram e youtube
Nenhum comentário:
Postar um comentário