Vulcão descoberto em Marte pode mudar rumo da exploração no planeta vermelho - MACAUBENSE LIFE

Agora

Post Top Ad

sexta-feira, 15 de março de 2024

Vulcão descoberto em Marte pode mudar rumo da exploração no planeta vermelho

Pesquisadores encontraram um vulcão gigante em Marte que pode esconder uma grande geleira sob a superfície. Divulgada na 55ª Conferência de Ciência Lunar e Planetária em The Woodlands, nos Estados Unidos, a descoberta da estrutura geológica pode gerar novos caminhos de exploração do planeta.

Apelidado de “Noctis”, o vulcão tem 9.022 metros de altura e 450 km de largura. Sua existência foi notada quase que por acidente, enquanto os estudiosos analisavam dados de várias missões a Marte, incluindo “Mariner 9”, “Mars Odyssey”, “Mars Express”, entre outras.

Eles detectaram que o “Noctis” foi ativo por muito tempo no planeta, mas não conseguiram confirmar se ele entrará em atividade de novo. Acreditam que as cinzas vulcânicas podem estar escondendo uma grande camada de gelo embaixo da estrutura.

Isso faz com que ele seja um novo local para procurar por vida e um destino potencial para futuras explorações robóticas e humanas.

Segundo Pascal Lee, autor do estudo e cientista planetário do Instituto Seti e do Instituto Marte: Como o gelo provavelmente ainda está preservado perto da superfície em uma região equatorial relativamente quente em Marte, o local está se mostrando muito atrativo para exploração robótica e humana.

Os experimentos no Planeta Vermelho começaram em 1971 e, em pouco tempo, a atividade vulcânica de 20 estruturas foi detectada no território. Há alguns anos, foi encontrado um grande lago de água sob gelo no Polo Sul de Marte, que provavelmente veio de atividades de vulcões subterrâneos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário