Na Bahia número de casos da Febre do Oropouche sobe para 55 - MACAUBENSE LIFE

Agora

Post Top Ad

terça-feira, 16 de abril de 2024

Na Bahia número de casos da Febre do Oropouche sobe para 55


Subiu para 55 o número de casos confirmados da Febre do Oropouche na Bahia. Na segunda-feira, 15 de abril, foi confirmado pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) que novos casos foram registrados em Ibirapitanga (1) e Taperoá (4). O primeiro caso da doença em Salvador foi confirmado no dia 10 de abril.

Confira cidades com casos confirmados da doença
Teolândia: 23 casos
Valença: 10
Laje: 14
Taperoá: 4
Mutuípe: 2
Salvador: 1
Ibirapitanga: 1

A Secretaria de Saúde (Sesab) não divulgou detalhes sobre o estado de saúde dos pacientes.

👉 A Febre do Oropouche é uma doença viral transmitida pelo Culicoides paraensis, conhecido como maruim ou mosquito-pólvora. Até o momento, não há registros de transmissão direta entre pessoas.

👉 Os sintomas incluem febre, dor de cabeça e dores musculares, semelhantes aos de outras arboviroses como a dengue e a chikungunya.

👉Não existe tratamento específico para a Febre do Oropouche, sendo o tratamento focado no alívio dos sintomas.

A secretaria informou que a Diretoria de Vigilância Epidemiológica do Estado realiza investigações complementares para compreender melhor o cenário dessa doença no estado, além de destacar que não há indicação de uma ameaça iminente à saúde pública.

O órgão estadual reforçou ainda a importância do diagnóstico laboratorial para um acompanhamento efetivo dos casos, e enfatizou que a população deve continuar com as medidas preventivas contra picadas de mosquitos, como uso de repelentes e roupas que minimizem a exposição da pele e além de procurar orientação médica, se necessário. //g1

Nenhum comentário:

Postar um comentário