Na manhã deste domingo, 16, uma senhora não identificada foi vítima de um golpe de estelionato na agência da Caixa Econômica Federal de Jacobina. Dois homens bem vestidos, sob o pretexto de ajudá-la em um caixa eletrônico, aplicaram o golpe conhecido como "troca de cartão".
Os criminosos, aproveitando-se da vulnerabilidade da vítima, simularam um bloqueio do cartão e ofereceram ajuda para realizar a biometria. No entanto, utilizaram a biometria de um dos golpistas, já que a senhora não possuía esse serviço. Em seguida, trocaram o cartão da vítima por outro, sem que ela percebesse.
A senhora só se deu conta do golpe horas depois, ao verificar que o cartão em sua posse não era o seu. Os estelionatários, de posse do cartão da vítima, realizaram diversos saques e transações, totalizando um prejuízo de R$15 mil. Apesar da ação rápida da Caixa Econômica Federal em bloquear alguns valores, parte do dinheiro já havia sido desviada.
Cristener Albuquerque, integrante do Sindicato dos Bancários de Jacobina e região, faz um alerta para que as pessoas não aceitem ajuda de estranhos em caixas eletrônicos. A recomendação é que procurem atendimento dentro da agência, com funcionários do banco, ou que compareçam acompanhadas de alguém de confiança.
Este caso serve de alerta para a importância de redobrar a atenção ao utilizar caixas eletrônicos e nunca aceitar ajuda de desconhecidos. Em caso de dúvidas ou dificuldades, procure sempre um funcionário do banco.
Nenhum comentário:
Postar um comentário