ALERTA VERMELHO: Casas do Angari em Juazeiro-BA podem ficar submersas segundo a Chesf. - MACAUBENSE LIFE

Agora

Post Top Ad

quarta-feira, 4 de novembro de 2020

ALERTA VERMELHO: Casas do Angari em Juazeiro-BA podem ficar submersas segundo a Chesf.


Em continuidade ao processo de divulgação de informações a respeito da operação dos reservatórios da Bacia do Rio São Francisco, comunicamos que o Operador Nacional do Sistema Elétrico — ONS, na Reunião de Avaliação das Condições da Operação dos Reservatórios da Bacia do Rio São Francisco, coordenada pela Agência Nacional de Águas — ANA, ocorrida na data de 27/10/2020, apresentou a necessidade de elevar a defluência da UHE Sobradinho, a fim de minimizar o deplecionamento do Reservatório de Itaparica.

Desta forma, destaca-se que a partir de quinta-feira, 05/11/2020, a defluência média diária da UHE Sobradinho será elevada da faixa de 2.600 m³/s para 2.900 m³/s, devendo permanecer neste valor até nova avaliação.

Com relação à defluência média diária da UHE Xingó, esta permanecerá na faixa de 2.300 m³/s. Adicionalmente, ratificamos que conforme política operativa definida pelo ONS, a vazão média diária da UHE Xingó poderá ser elevada para o patamar de 2.500 m³/s no decorrer dos próximos dias, a depender da necessidade de atendimento ao Sistema Interligado Nacional — SIN.

Desta forma, é fundamental chamar atenção para a importância da não ocupação de áreas ribeirinhas situadas na calha principal do rio, haja vista que em condições emergenciais, a exemplo da necessidade de elevação de geração para atendimento ao SIN, as usinas de Sobradinho e Xingó tem capacidade de turbinar valores da ordem de 4.000 m³/s e 3.000 m³/s, respectivamente.

Tony Ulysses Rodrigues de Matos Firmino Superintendente de Operação — SOO // ValeemFoco

Nenhum comentário:

Postar um comentário