Anvisa alerta para possível primeiro caso de fungo fatal resistente a medicamentos na Bahia - MACAUBENSE LIFE

Agora

Post Top Ad

terça-feira, 8 de dezembro de 2020

Anvisa alerta para possível primeiro caso de fungo fatal resistente a medicamentos na Bahia


A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) alertou ontem (7) para um possível caso positivo no país de um fungo fatal, resistente a medicamentos, o Candida auris. Ele é responsável por infecções hospitalares e um dos mais temidos no mundo.

De acordo com a Anvisa, o fungo foi identificado em uma “amostra de ponta de cateter de paciente internado em UTI adulto em hospital na Bahia”. A amostra foi analisada pelo Laboratório Central de Saúde Pública Professor Gonçalo Moniz (Lacen-BA), em Salvador, e pelo Laboratório do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP).

O fragmento ainda será submetido a mais análises para verificar o perfil de sensibilidade e resistência do fungo.

A Anvisa afirmou ainda que o C. auris “é um fungo emergente que representa uma séria ameaça à saúde pública”. Estimativas apontam que infecções invasivas do fungo tenham levado à morte de entre 30% a 60% dos pacientes em todo o mundo.

Por conta disso, a agência recomendou, diante da suspeita, o reforço da vigilância laboratorial do fungo em todos os serviços de saúde do país, além da adoção de medidas de controle e prevenção para evitar um surto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário