Implantação de microchip em animais é opção para recuperá-los em caso de desaparecimento - MACAUBENSE LIFE

Agora

Post Top Ad

domingo, 6 de junho de 2021

Implantação de microchip em animais é opção para recuperá-los em caso de desaparecimento


Só quem tem um animal doméstico em casa sabe do medo que é perde-lo ou descobrir que ele foi roubado. Muitas vezes tratado como um verdadeiro membro da família, o animalzinho recebe tanto amor que seus tutores não gostam nem de imaginar não tê-los mais por perto.

E esse medo tem um motivo real, visto que somente no ano passado, houve um aumento de 46,4% de registro de roubo de animais domésticos ou silvestres em Manaus de acordo com um levantamento feito pela Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM).

Uma das alternativas mais modernas e eficazes para a localização dos animais é a microchipagem, que já é feita em Manaus. Em um procedimento rápido e muito pouco invasivo, o animalzinho recebe um microchip do tamanho de um grão de arroz, onde são armazenadas todas as informações, como nome e contatos dos tutores, endereço, vacinas que já foram tomadas e medicamentos que, por ventura, o pet precise tomar regularmente.
“Quando a gente fala em implantar um microchip, as pessoas se assustam, achando que trata-se de uma cirurgia ou um procedimento que vá ferir o animal. Mas o processo é muito parecido com o da vacinação, não precisa de medicação, o animal não precisa ficar de repouso e é feito uma única vez”, afirmou a veterinária Andressa Figueiredo, proprietária da Vem Vet.

Segundo a especialista, o procedimento pode ser feito em casa e tem muitas vantagens para o animal e seus tutores. “Caso o animal suma por qualquer razão, quem encontra-lo pode leva-lo à uma clínica veterinária que tenha o aparelho de leitura do chip, que terá acesso a todas as informações dos animais. Vale ressaltar que o microchip não funciona como o GPS e não é capaz de fazer a localização do bichinho através do aparelho”.

Diferente do que se possa imaginar, não trata-se de um procedimento com o valor elevado. “A aplicação, que é feita uma única vez, varia entre R$ 140 e R$ 170. A partir daí o próprio tutor pode cadastrar todas as informações do pet em um site, que vão diretamente para o chip. As informações podem ser alteradas a qualquer momento, que também é alterada no animal”.

Ela explica ainda que não há contraindicação para a aplicação do chip. O agendamento para a microchipagem de animais em Manaus pode ser feita através do número de telefone (92) 99128-6696.

Nenhum comentário:

Postar um comentário