MUNDO: Terremoto no Haiti já tem mais de 300 mortos, diz defesa civil - MACAUBENSE LIFE

Agora

Post Top Ad

domingo, 15 de agosto de 2021

MUNDO: Terremoto no Haiti já tem mais de 300 mortos, diz defesa civil


Ao menos 304 pessoas morreram no Haiti após o terremoto de magnitude 7,2 registrado neste sábado (14). A informação é da defesa civil do país. O epicentro ocorreu a 8 km da cidade de Petit Trou de Nippes (no oeste da ilha), distante cerca de 150 km da capital Porto Príncipe, e a uma profundidade de 10 km.

Assim, as cidades de Cayes e Jérémie, no sudoeste da ilha, foram as mais afetadas pelo tremor. Autoridades dizem que centenas de haitianos estão soterrados ou desaparecidos.

O primeiro-ministro do Haiti, Ariel Henry, decretou estado de emergência por 30 dias. Henry lamentou as mortes. Além disso, afirmou em nota, que já mobilizou recursos do governo para dar apoio às vítimas.

De acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos, República Dominicana, Cuba e Jamaica também sentiram o forte tremor. Conforme a agência americana, não há mais riscos de tsunami na Região. Mais cedo, as autoridades chegaram a emitir um alerta para maremotos.

O presidente norte-americano, Joe Biden, autorizou ajuda imediata ao Haiti e designou para a função Samantha Power, diretora da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional.
2010

Em 2010, um terremoto de magnitude 7,0 na Escala Richter que deixou cerca de 300 mil mortos e 1,5 milhão de pessoas desabrigadas.

Por fim, a expectativa é que o tremor atual não tenha o mesmo impacto do que ocorreu em 2010, que teve o epicentro muito mais próximo de Porto Príncipe, a parte mais povoada do Haiti, distante apenas 25 km.



Nenhum comentário:

Postar um comentário