Artesão baiano fatura com fogão a lenha portátil devido a alta do botijão de gás. - MACAUBENSE LIFE

Agora

Post Top Ad

quarta-feira, 20 de abril de 2022

Artesão baiano fatura com fogão a lenha portátil devido a alta do botijão de gás.


Quem frequenta o Informativo Camacan, espécie de praça digital da cidade sul-baiana no Facebook, provavelmente já viu um dos anúncios de Alberes Miranda. Na rede social, ele se apresenta como Bhetto Frio. O apelido faz referência aos serviços que oferta nos grupos virtuais da internet. “Soluções especializadas para elétrica, refrigeração e climatização”, diz uma das propagandas.

No início de 2021, Bhetto foi demitido de uma empresa de segurança terceirizada do Banco do Nordeste, onde trabalhou por 16 anos. Sem o emprego, os serviços que complementavam a renda passaram a ser sua principal fonte de sustento. “Fui procurar o que fazer”, diz ele, relembrando a atitude que tomou naquele dia 7 de janeiro.

“Sou eletricista há mais de trinta anos, trabalho com refrigeração, sou adestrador de cães. Tenho um monte de curso, mais de 30. Tô sempre procurando coisa nova”, emenda o trabalhador de 50 anos, em entrevista ao Pimenta.

A última “coisa nova” apareceu para Bhetto como caso típico do que o materialismo histórico chamaria de influência direta das condições materiais da realidade sobre a consciência dos sujeitos e sua própria constituição histórica. Com o preço escorchante do bojitão de gás, ele decidiu construir um fogão a lenha portátil. Ainda não sabia, mas estava prestes a se iniciar na que viria a ser sua atividade mais rentável, a de artesão.

Para aprender a nova arte, recorreu à internet e ativou o modo autodidata, no velho processo de tentativa e erro. A primeira versão da obra era, na verdade, um fogareiro de lata. “Não aguentava três meses de uso, desmanchava todo”, relembra.

A esposa do novo artesão, Nelciene Miranda, o encorajou a fazer um aparelho mais sofisticado, e ele aceitou o desafio. “Comecei a pesquisar na internet e vi o pessoal fazendo o de duas bocas”, conta. Aproveitou o embalo e, no grupo da família, anunciou que aceitava encomendas do fogão a lenha portátil que desenvolveu. Recebeu 13 pedidos.

“No começo, tomei logo prejuízo. A massa ficava mole, demorava, e o pessoal pedindo. Eu explicava que estava tendo muitos pedidos”, recorda Bhetto. Corria o mês de junho de 2021 quando sentiu-se seguro quanto à resistência do material do aparelho. Desde então, as vendas não pararam.

A pedido do PIMENTA, Bhetto descreveu os materiais que compõem o fogão, que pode ser usado com carvão ou lenha. “Coloco areia, cimento, ferro e açúcar. Tem pezinhos de ferro na frente e no cinzeiro, onde bota o fogo, e no fundo. É todo fechado de ferro para não abrir. [As dimensões são] 50cm de cumprimento, 30cm de largura, 30cm de altura, com duas bocas e uma chaminé. A grelha é vendida separada”.

Ele estima que já vendeu bem mais de 50 fogões nos últimos nove meses. Até pouco tempo, cada um custava R$ 100,00, agora sai a R$ 120,00. O novo preço coincide com o do botijão de gás de 13kg, que acumula alta de 83% em 15 meses. Perguntamos se a alta do gás favorece os negócios. “Está ajudando muito também. Muita gente está procurando uma segunda opção. Até o carvão aumentou de preço”, respondeu Alberes Miranda.

As vendas do artesão ultrapassaram as fronteiras de Camacan. Os fogões já chegaram a Ubaitaba, Itabuna, Aurelino Leal, Espírito Santo, Porto Seguro, Pau Brasil etc. “Minha irmã quer levar um para São Paulo”. Ele atribui o sucesso do negócio à providência divina. “Fiz vários cursos e, até agora, minha renda maior vem de uma coisa que nunca aprendi em curso. Foi uma mão de Deus em minha vida”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário