BARREIRAS-BA: Professores pedem ajuda no combate ao uso de drogas nas escolas - MACAUBENSE LIFE

Agora

Post Top Ad

terça-feira, 5 de abril de 2022

BARREIRAS-BA: Professores pedem ajuda no combate ao uso de drogas nas escolas


Em Barreiras, região Oeste da Bahia, o consumo de drogas cresce consideravelmente a cada dia. Esse aumento pode ser atribuído a vários fatores, principalmente aos que se referem na forma em que é transmitida a informação sobre a droga e quem a recebe.

De acordo com alguns professores das escolas públicas do município, o problema se agravou consideravelmente após a pandemia. Com o retorno das aulas presenciais em 2022, principalmente as escolas das áreas periféricas da cidade têm sofrido com o uso de drogas pelos estudantes, deixando os professores aterrorizados e sem saber o que fazer diante do problema.

Algumas escolas estão encaminhando ofícios para o DISEP – Distrito Integrado de Segurança Pública, mais próximo, pedindo proteção e ajuda para solucionar essa situação que está afetando as escolas e comprometendo a segurança dos alunos e professores.

De acordo com a Capitã Lidiane, Comandante do DISEP, próximo a uma das escolas onde isso tem ocorrido, após denúncias “foi feita uma primeira visita, conversado com a direção e coletados dados de propostos da escola. A curto prazo, estaremos reforçando o policiamento nos horários de entrada e saída, horários de maior fluxo nas escolas”.

Nesse contexto, a prevenção do uso indevido de drogas é fundamental para a sensibilização sobre os riscos e perigos causados por elas. As ações de prevenção ao uso de drogas nas escolas precisam se intensificar e é fundamental ter um diálogo aberto, franco e honesto para conhecer como a temática é discutida dentro da casa dos alunos. Muitas vezes, as drogas lícitas fazem parte do cotidiano dos próprios familiares.

A escola desempenha um papel fundamental na formação humana, portanto, precisa estar aberta para discutir e debater assuntos importantes. Com uma pedagogia focada no aluno, é possível abordar temas considerados delicados, a fim de incentivar a capacidade crítica de cada um.

Para o caso específico da prevenção às drogas, é essencial estar preparado. Inclusive, a última pesquisa realizada pelo Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas Psicotrópicas (CEBRID) quanto ao consumo de drogas entre estudantes do Ensino Fundamental e Médio apontou que mais de 40% dos entrevistados haviam consumido bebidas alcoólicas, enquanto 9,8%, o tabaco.

Os problemas de saúde e violência que encontramos na sociedade, estão relacionados, em grande medida, ao consumo de drogas e às dificuldades em debater tal assunto em relação à prevenção e ao consumo, o que não é uma tarefa fácil. Porém é de fundamental importância nas instituições escolares.

Vale aqui ressaltar a necessidade de fiscalização nas escolas como forma de prevenção ao uso indevido de drogas no âmbito das escolas da rede pública de Barreiras.

A intensificação e o monitoramento dos alunos por equipes da Polícia Militar pode ser uma alternativa no combate ao tráfico nas escolas, através do trabalho de prevenção e monitoramento na entrada e saída dos alunos. //Fala Barreiras

Nenhum comentário:

Postar um comentário